quinta-feira, 14 de julho de 2011

Jamaica F.G/Raugaj lança série Táticas do Futebol 7: Sistema 1-3-3

Damos início a uma série de publicações referentes aos diferentes Sistemas Táticos do Futebol 7, a primeira post será do Sistema 1-3-3.

Sistema 1-3-3:




Funcionamento:

      A distribuição deste sistema corresponde a 1 goleiro, 3 zagueiros e 3 atacantes. Existem dois zagueiros laterais, com características ofensivas e defensivas, dependendo do nível físico-técnico-táctico do jogador. O zagueiro central atua nas coberturas dos seus laterais. Os atacantes das laterais atuam como pontas, abertos. Precisam ter boa velocidade, eficiência nos cruzamentos à área e boa capacidade de finalização. O atacante central precisa ter grande mobilidade na área e muita capacidade de conclusão das jogadas. 

Vantagens:
  • Fácil e claro de explicar e desenvolver as funções de cada jogador;
  • Favorece a amplitude e profundidade do jogo ofensivo da equipe;
  • Maior quantidade de atletas para efetuar o primeiro combate e recuperar a bola no início do ataque adversário, pois os três atacantes estão muito próximo dos defensores rivais.
Desvantagens: 
  • Muito espaço entre as duas linhas de 3 (zaga e ataque), favorecendo a possibilidade do contra-ataque dos adversários;
  • Pouco escalonamento ofensivo, que provoca um jogo fácil de defender pelo adversário quando não se ganham no 1 contra 1.


Como pudemos ver, esta tática é pouco utilizada nas equipes do Futebol 7 da Grande Florianópolis. Acredito que seja uma boa tática para equipes que estão começando a organizar seu time, pois são duas linhas de 3 de fácil execução, mas que deixa muito espaço no meio.

Att,
Gabriel Junckes da Silva Mattos "França"

Um comentário: