Funcionamento
Este sistema teve a sua origem no 3-2-1, ao atrasar um meia para a linha de defesa. Utiliza-se para aproveitar a afinidade com o futebol de campo, especialmente em equipes de índole defensiva, ou para enfrentar equipes muito superiores. Temos o goleiro, 4 zagueiros e 2 meias. Os dois zagueiros laterais, com características defensivas e ofensivas, permitem dar várias opções de jogo, sendo que os zagueiros centrais atuam de igual forma ao futebol de campo, isto é, com grande atenção às coberturas e dando início ao jogo de ataque, com boa colocação da bola, fortes no jogo aéreo e eficazes nos desarmes. Um dos meias deverá ter funções mais defensivas e o outro funções mais ofensivas.
Vantagens
- Maior semelhança com o funcionamento táctico do futebol de campo;
- Maior solidez defensiva;
- Muitas possibilidades de sair em contra-ataque;
- Obriga a equipa contrária a chutar de longe muitas vezes, pois não tem espaço livre perto da área.
- Necessita de um grande espírito de sacrifício tanto para defender como para atacar;
- Tem de estar muito bem treinado o escalonamento ofensivo e defensivo para permitir uma boa fluidez de jogo e a incorporação dos jogadores nas áreas de chute;
- Existe o risco de perder a bola rapidamente e passar a maior parte do tempo se defendendo.
Este sistema é extremamente defensivo, serve para equipes segurarem o resultado ou como foi dito no texto, para enfrentar um adversário de muita superioridade técnica. Exige um excelente condicionamento físico por parte dos atletas para contra-atacar e logo em seguida voltar a posição para compor o sistema defensivo.
Att,
Gabriel Junckes da Silva Mattos "França"
Nenhum comentário:
Postar um comentário